Inscrição e seleção
PRÉ-INSCRIÇÃO E SELEÇÃO
As inscrições para os intercâmbios funcionam das seguintes formas:
Intercâmbio de Curta duração:
– As pré-inscrições estão sempre abertas.
– Clique na aba “downloads”.
– Escolha “Formulários”.
– Baixe a “Ficha de Pré-Inscrição” apropriada.
– Imprima a ficha e preencha com os dados solicitados.
– Assine no local indicado e, caso seja menor de idade, colha as assinaturas de seus pais.
– Envie para o local e horário no rodapé da pagina principal e aguarde ser informado de alguma vaga.
OBS: Com sua pré-inscrição feita, tão logo tenhamos uma vaga você será informado.
Intercâmbio de Longa duração:
– As pré-inscrições estão sempre abertas.
– Clique na aba “downloads”.
– Escolha “Formulários”.
– Baixe a “Ficha de Pré-Inscrição” apropriada.
– Imprima a ficha e preencha com os dados solicitados.
– Procure um Rotary Club mais perto de você para ser seu PATROCINADOR. Veja os endereços em nossa secretaria, no telefone (31) 3222 9897 ou procure diretamente um clube conhecido.
– Visite o Rotary Club escolhido, procure pelo presidente do clube ou pelo oficial de intercâmbio e diga a eles que você gostaria de ser Patrocinado pelo clube deles para fazer o intercâmbio do Rotary.
– Uma vez acertado com o Clube Patrocinador, preencha todos os dados do Clube solicitados na ficha de Pré-Inscrição.
– Colha todas as assinaturas solicitadas.
– Envie para nossa secretaria para o local e horário no rodapé da nossa página principal na internet.
OBS: Com sua pré-inscrição feita, uma vez que o número de pré-inscritos completar uma turma suficiente para atender as vagas que o programa de intercâmbio normalmente consegue, os candidatos serão informados e a data de seleção será marcada, devendo neste momento fazer o pagamento da taxa de seleção e enviar o comprovante para nossa secretaria.
O processo de seleção
Tem como objetivo:
– Classificar os estudantes previamente escolhidos pelos Rotary Clubes de acordo com os critérios aprovados pela Comissão Distrital. Esses critérios buscam escolher jovens que possam se tornar bons embaixadores de nossa cultura e nosso povo, tenham interesse em conhecer, conviver e respeitar uma cultura diferente de outro país. Aceitar as normas do Programa de Intercâmbio do Rotary.
– Informamos que é muito comum os candidatos e, principalmente, os pais dos candidatos entenderem que o intercâmbio é para aprender ou melhorar um idioma, e no caso do intercâmbio do Rotary não é. O aprendizado de um novo idioma é uma simples consequência.
– Eliminar os candidatos que não se adequam ao perfil desejado e aqueles que possam estar no processo mais por pressão dos pais do quê por sua escolha.
– Colocar no nível mais democrático e aberto as chances de todos os candidatos, sem favorecimento ou prejuízo de qualquer um, nem de filhos de rotarianos.
A Seleção
As provas comumente acontecem em um só dia, geralmente aos sábados durante manhã e tarde. É fornecido um gabarito onde se coloca o código do candidato – nomes não entram em nenhuma das provas – que após ser preenchido é devolvido e corrigido sem o conhecimento de qual candidato se trata.
Teste de conhecimentos gerais e raciocínio lógico:
O teste contém 50 questões para serem respondidas no formato de múltipla escolha. Essas questões, redigidas por uma equipe formada por professores, jornalistas, escritores e profissionais liberais – Rotarianos e não-Rotarianos, abrangem as áreas de Geografia, História, Esportes, Artes, Literatura e Atualidades. Tanto do Brasil quanto do Mundo, as questões são adequadas para o nível escolar mínimo exigido dos candidatos, que é o primeiro grau completo. Há ainda questões para avaliar o raciocínio lógico do candidato.
Redação:
Esta prova geralmente prepara um texto ligado à experiência de intercâmbio ou tema internacional e sobre esse texto é formulado um tema para ser desenvolvido na redação. A ideia básica é que os futuros embaixadores do Brasil devem conhecer a língua portuguesa e terem habilidade na comunicação escrita. O tema da prova não é previamente conhecido.
Acreditamos que um jovem que esteja disputando uma classificação para ir morar um ano no exterior seja alguém que tenha boa cultura, bons conhecimentos gerais e que saiba dos assuntos importantes que se passam no país e no mundo. Evidentemente dentro de sua faixa etária.
Entrevista pessoal com a equipe distrital:
Cada candidato é entrevistado por uma banca formada por três pessoas, sendo todas preparadas e treinadas para tal função: um (a) Rotariano (a) com experiência no PIJ que será o coordenador da equipe; uma mãe ou pai (rotariano ou não) que, necessariamente, já enviou filho (a) ao exterior pelo Rotary e ou já recebeu intercambista em sua própria casa; e, um ex intercambista. Essa equipe terá um prazo de 15 minutos para entrevistar o candidato e dará notas sobre seis diferentes temas:
– apresentação;
– vontade férrea de viajar pelo intercambio;
– maturidade / personalidade;
– confiabilidade / sinceridade;
– comunicação / desembaraço;
– atividades extracurriculares.
Além das questões acima, há uma pergunta muito importante que cada entrevistador terá que também avaliar e responder: Ele (entrevistador) receberia aquele candidato em sua casa?
O teste de avaliação psicológica:
Através de testes psicológicos consagrados aplicados por profissional contratado, é buscada uma visão ampla das características da personalidade dos candidatos. A cada ano os testes são diferentes do ano anterior para que os candidatos não tentem se preparar para algum teste específico. O fator surpresa aumenta a validade dos testes. Os testes de comportamento, por sua vez, mostram como a pessoa é quanto a introversão/extroversão, relacionamentos interpessoais, capacidade de liderança, capacidade de adaptação, comportamento dentro do grupo, dentre outras coisas.
Há diferentes pesos dos testes na classificação geral:
O valor máximo de pontos é 100, que serão obtidos com a soma de pontos provenientes de cada um dos quatro testes.
Classificação final:
– Baseando nos resultados, a Comissão Distrital elabora uma planilha com todos os resultados e então classifica os candidatos.
– Baseando na quantidade de estudantes enviados no ano imediatamente anterior, chamamos para preencher os documentos (application forms) esse mesmo número de jovens.
– Uma vez que nossos parceiros no exterior começam a nos confirmar as vagas, então começamos também a oferecer aos candidatos aprovados, logicamente para o primeiro colocado e caso ele não interesse ai é oferecido para o segundo colocado, e assim, sucessivamente, para cada vaga que for chegando.
– Sendo aceito o país oferecido, o distrito enviará a documentação daquele candidato para o país escolhido.
– Após os documentos serem enviados para o parceiro, ele também estará nos enviando a documentação do jovem estrangeiro que virá em contrapartida ao nosso, porém com certeza este jovem de contrapartida não irá para a casa deste que está indo para o país dele, isto por questões de se evitar comparações de qualquer espécie.
– Pode acontecer que um distrito parceiro num ano não continue no ano seguinte por várias razões: redução de candidatos ao Brasil; alternância de vagas para outros distritos brasileiros; fenômenos naturais como tsumani, terremotos, guerras civis, etc.
– Uma grande diferença deste Programa de Intercâmbio de Jovens do Rotary para os demais programas que enviam jovens ao exterior é o aspecto voluntário de seus dirigentes e também das outras pessoas envolvidas, inclusive famílias anfitriãs, treinamentos de todos envolvidos e assistência durante todo o período do intercâmbio. Outro ponto de destaque é o conhecimento interpessoal entre todos os dirigentes voluntários de distritos parceiros, que ocorre, anualmente, nos encontros internacionais, criando assim um vínculo de responsabilidade e cumplicidade.